sexta-feira, 18 de maio de 2012

A morte


Se tem uma coisa para a qual não fomos criados, é para a morte. Quando Deus colocou Adão e Eva no jardim do Éden, Ele planejou que eles se multiplicassem e enchessem a terra. Eles seriam eternos e estariam sempre juntos de Deus.
Infelizmente o pecado entrou no mundo e o seu salário, é a morte. Acredito que não sou a única, mas que todos nós temos dificuldades de lidar com ela, que não escolhe pessoas por sua cor ou classe social, mas vem para todos.
Pior que isso, aparece quando menos se espera e com quem menos se espera. A morte para mim é traumática porque já perdi amigos e entes queridos. Um deles foi o meu avô, com quem eu era muito ligada na minha infância. Éramos grandes amigos, e numa bela manhã de sábado, mas precisamente à hora do almoço, meu avozinho querido caiu morto ao meu lado. Foi a primeira separação que eu tive que enfrentar, e para a criança de 5 anos que eu era na época, foi uma experiência bastante marcante e traumática.
Assim que me mudei para São Paulo entrei na escola, e meu amiguinho do pré e vizinho da frente, morreu em um acidente automobilístico. Alguns anos depois perdi um tio muito querido e mais pra frente, uma tia. Como se ainda não fosse suficiente, perdi uma amiga também em um acidente de carro e outra, um ano mais velha que eu, por AVC.
Mas ainda não acabou. Ano passado recebi a infeliz notícia que mais outra amiga havia falecido, deixando o marido e uma filhinha pequena pra ele criar e hoje, recebi a triste notícia de que a antiga diretora da escola que eu passei toda a minha infância, estava com câncer no pâncreas e veio a falecer também.
Não sei se é porque não nascemos preparados para isso, mas a verdade é que eu não consigo me conformar com nenhuma dessas perdas. Para mim as pessoas vão estar ao meu lado em breve, como se nada tivesse acontecido, mas eu sei que isso não vai acontecer.
As vezes me pego pensando sobre quando e como vou morrer. Só espero que isso não aconteça antes de eu estar preparada para que quando Jesus voltar, eu possa subir aos céus e passar a eternidade com Cristo, onde não existirá mais separação pela morte, nem tristeza, nem choro e nem dor.
Para que a morte seja menos assustadora, temos que nos agarrar na certeza de que Deus prometeu que ressuscitaria e levaria aos céus consigo os escolhidos. Estejamos preparados para isso.
Que também nunca deixemos de dizer aos nosso amigos e familiares o quanto são importantes para nós e o quanto os amamos. Não perca seu tempo com brigas e desavenças, a vida é curta demais para isso!
Viva intensamente cada minuto da sua vida como se fosse o último.

Nenhum comentário:

Postar um comentário